O trabalho com a leitura em um livro didático de Língua Portuguesa destinado ao 5º ano das Séries Iniciais
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.121318Palavras-chave:
Leitura, Livro didático, Ensino Fundamental IResumo
A formação leitora inicia-se, frequentemente, nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Além das visitas à biblioteca, teatros e contações de história, em um contexto no qual o fácil acesso ao livro literário não é a realidade da maioria, o livro didático torna-se, para muitos, a maior fonte de textos e possibilidades de leitura. Neste sentido, este trabalho buscou investigar como um livro didático de Língua Portuguesa destinado ao 5º ano das Séries Iniciais desenvolve o trabalho com a leitura e para a formação de leitores literários. Assim, a pesquisa promove a reflexão acerca de como e se os manuais didáticos possibilitam e contribuem, de fato, para a formação leitora e expressão da subjetividade do leitor nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto utilizou-se como referencial teórico autores como Lajolo e Ziberman (1999), Jouve (2002), Colomer (2007) e Lima (2006). Os resultados apontam para a necessidade de que se dedique mais atenção ao modo como se desenvolvem as propostas de atividades de leitura.
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