Mediação de escrita, em comunidade colaborativa, através de oficinas literárias de Escrita Criativa na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.120819Palavras-chave:
Escrita criativa. Oficina literária. Produção de contos. Educação básica.Resumo
Esta pesquisa, integrante do projeto Investigação sobre Práticas de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica, pretende observar o aluno no seus papéis de escritor e de leitor, por meio de oficinas literárias de Escrita Criativa, de acordo com as diversas práticas apresentadas por Siqueira (2016). Para mobilizar outras possibilidades de escrita, será proposta uma atividade de produção de contos – narrativa breve, com poucos personagens e, geralmente, com apenas um conflito – para os alunos do 3° ano do ensino médio de uma escola pública federal. As produções dos alunos serão lidas em voz alta para a turma – dentro de uma proposta de leitura compartilhada, como apontado por Rouxel (2013) – e debatidas entre os colegas dentro de uma comunidade colaborativa – atividade inspirada nas elaborações de Antunes (2008) sobre o Ensino de Literatura. A partir das sugestões dos colegas, será proposta a reescrita dos contos levando em conta os apontamentos gerados e a discussão realizada. A pesquisa teve início em abril de 2021, então, por enquanto, ela apenas se mantém em seus aspectos teóricos pela impossibilidade da aplicação prática em sala de aula devido às restrições ocasionadas pela pandemia da COVID-19.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.