Representações do feminino na ciência em Rick and Morty
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.117131Palavras-chave:
Rick and Morty. Mulheres na Ciência. Cinema e Série. História. Pesquisa em Educação Básica.Resumo
Este artigo é resultado de pesquisa desenvolvida no âmbito da iniciação científica no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Tem como objetivo discutir a questão das representações sobre as mulheres no âmbito da ciência por meio do cinema enquanto animação e formato série, disponível em plataforma de streaming, mais precisamente a série Rick and Morty, disponível na plataforma Netflix, de grande alcance mundial. Por meio desta análise, pretende-se levantar questões e compreensões a respeito do papel feminino no âmbito da ciência, assim como os estereótipos produzidos sobre mulheres cientistas ou inseridas no universo da ciência nesta relação. Como metodologia, foi utilizado um questionário aplicado junto aos(as) alunos(as) do campus, no sentido de obter uma melhor compreensão sobre as percepções sobre a mulher enquanto cientista, assim como também foi realizada uma análise sobre a série e suas personagens femininas. Os resultados deste artigo colaboram para uma melhor compreensão acerca das representações sobre a condição feminina enquanto cientista, e também ajuda a destacar como é importante modificá-las para algo mais coerente com a realidade almejada no sentido de correções de estereótipos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.