Práticas pedagógicas na escola inclusiva: entre adaptar e reinventar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.114304

Palavras-chave:

Inclusão, Práticas Pedagógicas, Adaptação Curricular, Reinvenção.

Resumo

Esta pesquisa surge de inquietações com as políticas da educação especial, que vêm desafiando o contexto escolar. Em especial, nesta investigação, tratamos das concepções e práticas pedagógicas que estão sendo construídas em meio às mudanças na educação. Nosso objetivo geral é compreender as concepções que compõem as práticas pedagógicas consideradas “práticas de adaptação curricular” desenvolvidas no contexto da educação inclusiva. A metodologia caracteriza-se como pesquisa qualitativa de abordagem narrativa sociocultural; para a coleta dos dados, utilizamos a entrevista narrativa semiestruturada. As colaboradoras foram quatro professoras de uma escola da rede municipal de ensino de Santa Maria (RS). Nossa escrita fundamenta-se, além dos documentos legais, nos estudos de Bolzan (2002), Beyer (2008), Michels et al. (2010), Carvalho (2013), Libâneo (2013) e Ball et al. (2016), entre outros. Com esta investigação, entendemos que no grupo de professoras há uma “sintonia” profissional, na busca de fazer e ser o mais correspondente possível para/no contexto da educação inclusiva. Assim, a escola ora configura as práticas a partir da vontade de adaptar e reafirmar o já instituído, ora anuncia uma vontade de ressignificação, propondo não um currículo adaptado para alguns, mas a sua reinvenção visando ao todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilia Salles Bastos

- Licenciatura em Pedagogia (UFSM)

- Licenciatura em Educação Especial (UFSM)

- Especialização em Gestão Escolar (IFFar)

- Pós-graduação em andamento: Especialização em TEA (IECOS) e Especialização em Tecnologias Digitais na Educação (URI - Santo Ângelo/RS)

- Professora na rede municipal de ensino no município de Santo Ângelo/RS

Eliana da Costa Pereira de Menezes, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos); Mestre em Educação e Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora do Departamento de Educação Especial do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (EDE/CE/UFSM).

Downloads

Publicado

24-09-2021

Como Citar

SALLES BASTOS, M.; DA COSTA PEREIRA DE MENEZES, E. Práticas pedagógicas na escola inclusiva: entre adaptar e reinventar. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.114304. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/114304. Acesso em: 29 mar. 2024.