Juventude(s)
afinal, que sujeitos sociais são estes?
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.111283Palavras-chave:
Juventude, Juventude(s), Escola,Resumo
A presente reflexão tem por objetivo discorrer e revisitar três aspectos fundamentais no campo de estudos sobre as juventudes: a problemática conceitual do termo juventude, concebendo-o enquanto construção social e histórica; a concepção plural da(s) juventude(s),efetivamente, marcadas pela diferença/diversidade bem como a relação das juventudes com o espaço escolar. Tais questões são caras para o campo da Sociologia da Juventude assim como para a sociologia da educação. É recorrente, no campo educacional,o uso da categoria aluno (categoria abstrata e homogênea) para se referir aos jovens sem considerar que se trata de um jovem aluno, ou seja, a dimensão juvenil e as demandas destes sujeitos não entram em cena e/ou estão invisibilizadas.Dito isto, interessa analisar as contribuições teóricas de alguns dos autores expoentes do campo (PAIS; JUAREZ; ABRAMO; SPOSITO; PEREGRINO; CARRANO; GROPPO) para lançar luz sobre tais aspectos. A abordagem teórico-metodológica está ancorada nos estudos da sociologia da educação e da juventude, pesquisa qualitativa e bibliográfica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.