Conhecimento e cultura
o quinto elemento do hip hop na vivência de jovens MC's da região metropolitana de Curitiba
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.111186Palavras-chave:
Educação. Juventudes. Hip hopResumo
Este artigo discute a relação entre educação, juventudes e hip hop a partir das experiências relatadas por jovens MC’s que participam ativamente da cena do rap na cidade de Araucária, região metropolitana de Curitiba, capital do Estado do Paraná. Com objetivo de perceber a importância do rap na busca e construção do conhecimento por esses sujeitos, foram feitas entrevistas com roteiro semiestruturado e, em seguida, realizada uma análise qualitativa sistematizada pela articulação entre as narrativas dos sujeitos e o levantamento bibliográfico, bem como na retomada dos conceitos de juventudes e educação. Por fim, foi possível concluir que o rap se constitui em um elo que liga diferentes sujeitos numa configuração social e que, por meio da cultura, oportuniza uma formação humana e social na qual prevalece o respeito às diferenças, o gosto pela leitura e a necessidade de adquirir novos conhecimentos, além de se apresentar como uma ferramenta útil para tornar a educação escolar mais atrativa para as juventudes por meio de sua inserção no espaço escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.