O uso do hipertexto no ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.111126

Palavras-chave:

Hipertexto, Ensino Remoto Emergencial, Ensino Online.

Resumo

O Ensino Remoto Emergencial irrompeu de forma abrupta devido à pandemia do ano de 2020 (COVID-19) e resultou em diversas indagações, discussões, implementação de métodos, recursos e ferramentas. Foi preciso pesquisar e experienciar para que todos, de certa maneira, se adaptassem a este cenário. Isto posto, utilizar recursos que se encaixem neste diferente formato de ensino foi um desafio, por isso é necessário entender os desafios, as conquistas e as intenções dos professores durante este período. Para tal, escolhemos o hipertexto como objeto de pesquisa, a fim de reconhecer seu uso ou não, seja antes e durante a pandemia, e analisar os obstáculos encontrados pelos professores. A partir desta intenção, foi compartilhado um questionário online, no qual profissionais de diversas regiões do Brasil responderam, com perguntas abrangentes e específicas. Obteve-se um resultado de 75 respostas, as quais foram analisadas e discutidas, para que pudéssemos entender as escolhas e caminhos escolhidos pelos professores, para lidar com este momento desafiador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Silva Storino

Graduada em Letras - Português/Inglês pela UNIGRANRIO; Pós-graduanda em Docência pelo IFMG - Arcos e em Atendimento Educacional Especializado pela FURG; bolsista da Fundação CECIERJ.

Cleria Lourdes Moreira Pereira

Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (IESF); Graduação em Letras, com habilitação em línguas Portuguesa e Espanhola e suas respectivas literaturas (Faculdade Santa Fé); Graduação em Biologia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); fez parte do projeto Puertas abiertas para el mundo hispano (Faculdade Santa Fé); foi Tutora a Distância dos cursos de graduação em Letras, Licencitura da Computação e Matemática (UFMA); foi Tutora a Distância do curso Técnico em Meio Ambiente (UEMA); é professora de língua Espanhola concursada da Secretaria de Estado da Educação/MA. Fez curso de aperfeiçoamento na Universidade Internacional Menéndez Pelayo, Sanatnder, pela Embaixada da Espanha no Brasil.

Niltom Vieira Junior

Realizou pós-doutorado em informática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Campus São Gabriel). Possui doutorado e mestrado em engenharia elétrica pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Campus Ilha Solteira), bacharelado em engenharia elétrica pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos, licenciatura em matemática e física pela Faculdade Capixaba da Serra e habilitação para o magistério pelo Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (Unidade Barretos). É professor efetivo do Instituto Federal de Minas Gerais (Campus Arcos) e, atualmente, ocupa o cargo de Diretor de Programas de Extensão (Reitoria). No campus já ocupou as funções de Coordenador da Pós-graduação em Docência, Diretor de Ensino, Chefe do Departamento de Ciências Aplicadas e Coordenador do curso de Engenharia Mecânica. Atua também no IFMG Ouro Branco como docente no Curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica. Coordenou, entre 2010 e 2012, projeto de cooperação internacional (Brasil-França) em educação profissional e tecnológica na área da indústria eletroeletrônica (financiado pelo MEC/SETEC). Coordenou, 2011/2013 e 2014/2017, a gestão educacional do PIBID, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (financiado pela CAPES). Recebeu em 2013 dois prêmios Mercosul de Ciência e Tecnologia por pesquisas voltadas à educação em ciências (conferido pelo CNPq). Desenvolve pesquisas, principalmente, nas áreas de educação em engenharia, ensino de ciências e matemática, informática na educação, educação a distância e desenvolvimento cognitivo. É membro do BASis do INEP/MEC como avaliador de cursos superiores presenciais e a distância.

Downloads

Publicado

24-09-2021

Como Citar

STORINO, R. S.; PEREIRA, C. L. M.; JUNIOR, N. V. O uso do hipertexto no ensino remoto. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.111126. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/111126. Acesso em: 28 mar. 2024.