Juventudes e educação para a diversidade em tempos pandêmicos

a experiência do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade do IFRS Campus Bento Gonçalves

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.110706

Palavras-chave:

Educação Básica, Ensino Tecnológico, Direitos Humanos

Resumo

Este relato apresenta os resultados de uma série de ações realizadas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS) do Campus Bento Gonçalves do IFRS, em 2020. O NEPGS BG apresenta-se como um espaço de pluralidade e de incentivo ao respeito e a diversidade, constituindo-se como um espaço primordial na promoção dos direitos humanos no espaço escolar. Por ser uma política institucional do IFRS, a cada ano mais campi institucionalizam o seu Núcleo. No entanto, o NEPGS BG foi criado em 2015 pela demanda dos próprios estudantes, que primavam por uma escola livre de preconceitos e discriminações. Isso significa que, desde sua constituição, esse núcleo é pautado pelo protagonismo estudantil. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é divulgar a importância da autonomia discente na promoção da educação para a diversidade em tempos pandêmicos, utilizando-se de recursos digitais e pesquisas com foco em temas de interesse dos próprios estudantes.

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Biografia do Autor

Robert Reiziger de Melo Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Graduando em Licenciatura em Letras pelo Instituto Federal do do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves.

Leticia Schneider Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutora em História (UFRGS). Docente do Instituto Federal do do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves.

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Publicado

28-04-2021

Como Citar

RODRIGUES, Robert Reiziger de Melo; FERREIRA, Leticia Schneider. Juventudes e educação para a diversidade em tempos pandêmicos: a experiência do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade do IFRS Campus Bento Gonçalves. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.110706. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/110706. Acesso em: 10 jul. 2025.

Edição

Seção

Temática especial