Ferramentas de Apoio ao Ensino Introdutório de Programação: um Mapeamento Sistemático

Autores

  • Diego Eugenio F. Pereira Universidade Federal de Itajubá
  • Rodrigo Duarte Seabra Universidade Federal de Itajubá
  • Adler Diniz de Souza Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.110289

Palavras-chave:

Ensino de programação, algoritmos, cursos introdutórios, ferramentas.

Resumo

Ao longo dos anos, várias ferramentas foram propostas na literatura visando auxiliar e apoiar o ensino de programação, sobretudo em disciplinas introdutórias. Essas ferramentas podem auxiliar o aprendizado dos estudantes ao mesmo tempo em que proporcionam dinamismo e inovação, contribuindo para o aumento da motivação no estudo do tema tratado e, por conseguinte, reduzindo os índices de evasão. Esta pesquisa visa analisar ferramentas educacionais de apoio ao ensino introdutório de programação por meio de um mapeamento sistemático da literatura. A principal contribuição do estudo consistiu na apresentação de uma classificação das ferramentas levantadas em nove categorias, podendo auxiliar docentes e discentes na busca de recursos mais adequados às suas necessidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-01-04

Como Citar

EUGENIO F. PEREIRA, D.; DUARTE SEABRA, R.; DINIZ DE SOUZA, A. Ferramentas de Apoio ao Ensino Introdutório de Programação: um Mapeamento Sistemático. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 491–500, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110289. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110289. Acesso em: 5 dez. 2023.