Trocando as lentes sobre a escola In/Exclusão em tempo de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.111207Palavras-chave:
Adolescente, Medida socioeducativa, Escola, Pandemia COVID-19.Resumo
Este trabalho de investigação estabelece a relação entre a medida socioeducativa em meio aberto e a escola, especificamente, no período da Pandemia da COVID-19 e promove uma análise e reflexão crítica sobre a estrutura da instituição escolar. A questão central é o lugar da escola desde a ótica dos adolescentes que estão sob a égide do Sistema de Justiça Juvenil - Socioeducativo. A pesquisa tomou como referência a pedagogia social espanhola e as obras de Paulo Freire, Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Autonomia. Realizou-se uma entrevista on-line e coletiva com o uso da plataforma Google Meet, participando de forma síncrona, os adolescentes em regime de restrição de liberdade em cumprimento de liberdade assistida, durante o período de uma hora e quarenta minutos. O resultado desse estudo proporciona a ruptura com o paradigma tradicional do que é a escola e, ao trocar as lentes, possibilita reconhecê-la de outro ponto de vista.
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