A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA NA CONTABILIDADE: UMA PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS CONTÁBEIS DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Autores

  • Beatriz Hilleshein Schappo Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Zilton Bartolomeu Martins Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) http://orcid.org/0000-0003-2453-6881

Palavras-chave:

Tecnologia, Contabilidade, Profissionais Contábeis.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção de profissionais contábeis do estado de Santa Catarina acerca da utilização de tecnologia na contabilidade. Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa teve uma abordagem quantitativa, de tipologia descritiva e consistiu em uma pesquisa de levantamento. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário em setembro de 2020, com 17 (dezessete) perguntas fechadas, adaptado das pesquisas de Oliveira e Ronkoski (2015), Carmo, Gomes e Macedo (2016), Oliveira e Souza (2016), Campos e Lemes (2017) e Andrade e Mehlecke (2020) e validado por professores da área. A população foi de 16.711 profissionais contábeis registrados no Conselho Regional de Contabilidade do estado de Santa Catarina (CRCSC) em setembro de 2020 e a amostra resultou em 163 respondentes, que representa 0,98% da população. Os dados coletados foram tabulados por meio da plataforma Google Formulários® e a técnica de análise utilizada foi a estatística descritiva, segundo a distribuição de frequência relativa. Como principais resultados, observou-se que muitos profissionais da contabilidade precisam inovar-se e adequar-se às exigências que a profissão impõe para permanecerem atualizados no mercado, além de investir em tecnologias na sua rotina de trabalho. Atualmente, o mercado conta com uma parcela significativa de profissionais mais experientes, que estão há anos exercendo a profissão, entretanto, com maior dificuldade em aderir às mudanças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Hilleshein Schappo, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Zilton Bartolomeu Martins, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Doutorando em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Especialista em Gerência Contábil, Perícia, Auditoria e Controladoria pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER)

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Docente do curso de Ciências Contábeis na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

SCHAPPO, B. H.; MARTINS, Z. B. A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA NA CONTABILIDADE: UMA PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS CONTÁBEIS DO ESTADO DE SANTA CATARINA. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 22, n. 50, p. 2–15, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/118089. Acesso em: 24 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.