INDÚSTRIA 4.0 E AVANÇOS TECNOLÓGICOS DA ÁREA CONTÁBIL: PERFIL, PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS DOS PROFISSIONAIS

Autores

  • Leonardo Montes Xavier Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Wendy Beatriz Witt Haddad Carraro UFRGS http://orcid.org/0000-0002-2152-1767
  • Ana Tércia Lopes Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Contabilidade, Tecnologia, Indústria 4.0.

Resumo

A Contabilidade, por ser uma fornecedora de dados para os clientes internos e externos, é uma das áreas mais impactadas com o surgimento de novas tecnologias. Com o advento da quarta revolução industrial, surgirão novas demandas e novos modelos de negócios, que transformarão a economia em escala global. Diante desse cenário, este estudo tem o objetivo de analisar o perfil do profissional de Contabilidade frente aos avanços tecnológicos como o surgimento da indústria 4.0, visando explorar a forma como eles se comportam em relação às novas tendências. Para atingir o objetivo proposto, foi aplicado um questionário contendo sete questões sobre a preparação e a perspectiva dos respondentes quanto às novas tecnologias. Esta pesquisa é classificada como descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando o levantamento de dados como procedimento técnico. A pesquisa contou com a participação de 94 profissionais, atuantes das áreas de controladoria, societária, governamental, tributária, departamento pessoal e finanças. O resultado da pesquisa está evidenciado na análise individual da percepção dos respondentes quanto à realização de cursos em áreas de tecnologia a fim de se preparar para atuar no mercado. Este estudo contribuiu evidenciando que a maior parte dos profissionais tem interesse em se adequar às novas tecnologias para atender às exigências de mercado. Contudo, houve algumas resistências às mudanças, principalmente entre os profissionais acima de 40 anos e da área societária. Além disso, notou-se a indiferença dos profissionais da área tributária, contrariando estudos que apontam alta propensão desse segmento à automação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Montes Xavier, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Estudante do curso de Ciências Contábeis da UFRGS.

Wendy Beatriz Witt Haddad Carraro, UFRGS

Pós-Doutora na área de Empreendedorismo, Estratégia, Planeamento e Inovação em Negócios pela Universidade do Porto. Doutora em Economia do Desenvolvimento pelo PPGE da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ana Tércia Lopes Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2020-05-22

Como Citar

XAVIER, L. M.; CARRARO, W. B. W. H.; RODRIGUES, A. T. L. INDÚSTRIA 4.0 E AVANÇOS TECNOLÓGICOS DA ÁREA CONTÁBIL: PERFIL, PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS DOS PROFISSIONAIS. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 20, n. 45, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/97774. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos