A APLICABILIDADE DO CÓDIGO DE ÉTICA DO PROFISSIONAL CONTÁBIL NOS ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE NO MUNICÍPIO DE SAPEAÇU-BA

Autores

  • Wagner de Jesus Silva UNIMAM
  • Caroline de Souza dos Santos UNIMAM

Resumo

Com o advento da globalização, a evolução da tecnologia das informações, além do setor contábil cada vez mais competitivo, principalmente no período “pós” pandêmico de Covid-19, exige-se cada vez mais a eficiência, qualidade e postura ética do contador, tanto na esfera pública, quanto no setor privado. Portanto, a qualidade do serviço prestado pelo profissional contábil está diretamente relacionada à conduta ética e moral, obedecendo as normas do Código de Ética da categoria. Desta maneira, este trabalho tem como objetivo analisar a aplicabilidade do Código de Ética do Profissional Contábil no município de Sapeaçu – BA. Com relação à sua abordagem, trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, de caráter exploratório. Assim, foram aplicados questionários à 08 profissionais contábeis no ano de 2022, com 27 questões organizadas em escala Likert. Os dados obtidos foram tabulados em planilha do Microsoft Office Excel 2016, onde constatou-se que apenas 25% dos entrevistados concordaram parcialmente possuir um alto nível de conhecimento do Código de Ética do Profissional Contábil- CEPC. Por outro lado, 62,5% dos participantes concordam, parcialmente ou totalmente, em utilizar o CEPC diante dos dilemas éticos da profissão. Além disso, constatou-se que embora a maioria dos respondentes concorde que o código de conduta auxilia o profissional a manter-se no mercado de trabalho, os profissionais acreditam que o código de ética dificulta o exercício da profissão contábil devido sua burocracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner de Jesus Silva, UNIMAM

Graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Maria Milza (UNIMAM)

Caroline de Souza dos Santos, UNIMAM

Mestra em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Maria Milza (UNIMAM)

Downloads

Publicado

2022-12-19

Como Citar

DE JESUS SILVA, W.; DE SOUZA DOS SANTOS, C. A APLICABILIDADE DO CÓDIGO DE ÉTICA DO PROFISSIONAL CONTÁBIL NOS ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE NO MUNICÍPIO DE SAPEAÇU-BA. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 22, n. 52, p. 3–13, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/126576. Acesso em: 22 fev. 2024.