Ativismo em rede e conexões identitárias: novas perspectivas para os movimentos sociais
Palavras-chave:
movimentos sociais, ativismo político, redes, ação coletiva, tecnologias de informaçãoResumo
Neste trabalho, busco identificar as principais características das novas formas de organização dos movimentos sociais, com base no uso das novas tecnologias de informação e comunicação. A partir da descrição de alguns casos, é mostrado como os coletivos sociais atribuem à Internet um papel central em suas formas de articulação, desenvolvendo com êxito novas formas de organização, com compartilhamento de metas, alinhamento de estratégias e formação de coalizões e alianças de alcance global. Tal fenômeno abre um amplo horizonte de transformações e mudanças sociais, que apontam para o surgimento de novas dinâmicas de ação coletiva com base em complexas redes identitárias, orientadas por valores “universais”. É sobre tais tendências que enfoco a análise neste paper.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
SOCIOLOGIAS, Comissão Editorial; MACHADO, Jorge Alberto S. Ativismo em rede e conexões identitárias: novas perspectivas para os movimentos sociais. Sociologias, [S. l.], v. 9, n. 18, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5657. Acesso em: 25 jul. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.