Organon

Notícias

 

SUBMISSÕES ENCERRADAS - Nº63

 

Submissões Encerradas

A Revista Organon encerrou a etapa de submissões de artigos para a próxima edição em 06/10/2017. Os artigos recebidos estão sendo avaliados e serão publicados na Organon nº 63, "INDIVÍDUO E SOCIEDADE: SEUS DIÁLOGOS E EMBATES NAS LITERATURAS DE LÍNGUA FRANCESA".
 
Publicado: 2017-10-06 Mais...
 

SUBMISSÕES PRORROGADAS

 
As submissões de artigo para a Organon nº 63 foram prorrogadas até o dia 05 de setembro de 2017.  
Publicado: 2017-07-18
 

CHAMADA PÚBLICA - ORGANON Nº 63

 

CHAMADA PÚBLICA - ORGANON Nº 63

ORGANON Nº 63 - INDIVÍDUO E SOCIEDADE: SEUS DIÁLOGOS E EMBATES NAS LITERATURAS DE LÍNGUA FRANCESA

A presente chamada se propõe a publicar estudos originais, do Brasil e do exterior, sobre as literaturas de língua francesa, colocando em relevo a (s) problemática (s) com que se defronta o indivíduo em sua relação, às vezes harmônica, outras vezes conflitiva, com as sociedades modernas. O tema já foi literariamente expresso em diferentes propostas estéticas e artísticas, podendo se apontar, entre outras, a formulação de Montaigne, nos Essais, no final do século XVI, as de Jean-Jacques Rousseau, em diversos gêneros literários e, em meados do século XIX, as de Baudelaire, que refletiu sobre a vida moderna em suas contradições e impasses. Vale lembrar, por exemplo, que as imagens da multidão em movimento em contraste com a solidão do homem moderno estão em alguns de seus poemas e constituem tema de seus ensaios sobre a modernidade.  Também, no mesmo sentido, expressando as problemáticas do seu tempo, Baudelaire cristalizou a ideia de um cruzamento entre o transitório e o permanente para uma definição sobre o artístico. Mas, para além desta manifestação específica de fins do romantismo e das acima citadas, podem ser estudadas outras formulações ou formalizações literárias dadas ao problema, ampliando e aprofundando o debate sobre as sociedades que os textos literários revelam em diferentes períodos históricos.

Assim, a chamada para a presente publicação se propõe a reunir artigos que abordam autores, obras e projetos artístico-literários, nos diferentes gêneros literários, que colocam em perspectiva as articulações entre o individual e suas aspirações, por um lado, e a vida social, com sua conformação e regras, sua capacidade de acolhimento e inserção, suas exigências, tiranias ou recusas, por outro. Pretende-se explorar neste quadro as problemáticas do indivíduo que se encontre em sintonia com ela(s) ou, ao contrário, em tensão/oposição a ela(s), procurando adequar-se e submeter-se ou desejando reformá-la(s) ou mesmo transformá-la(s) radicalmente.

Os artigos deverão ser enviados pelo sistema (www.seer.ufrgs/organon), conforme consta das normas de submissão da Revista.

O prazo para submissão de artigos vai até 15 de agosto de 2017.

Organizadores: Robert Charles Ponge (UFRGS), Beatriz Cerisara Gil (UFRGS).

Publicado: 2017-06-05

 
Publicado: 2017-06-05
 

SUBMISSÕES ENCERRADAS

 

Submissões Encerradas

 
  

A Revista Organon encerrou a etapa de submissões de artigos para a próxima edição em 31/03/2017. Os artigos recebidos estão sendo avaliados e serão publicados na Organon nº 62, "Plurilinguismo na Educação e na Sociedade".

 
Publicado: 2017-04-01
 

SUBMISSÕES PRORROGADAS

 
As submissões de artigo para a Organon nº 62 foram prorrogadas até o dia 31 de março de 2017.  
Publicado: 2017-01-14
 

CHAMADA PÚBLICA - ORGANON Nº 62

 

ORGANON Nº 62 - PLURILINGUISMO NA EDUCAÇÃO E NA SOCIEDADE

O plurilinguismo é uma realidade global crescente: cada vez mais pessoas falam mais línguas e, cada vez mais, línguas são colocadas em contato umas com as outras. Seja como Língua Materna, como Segunda Língua ou como Língua Adicional, o domínio de mais de uma língua é uma experiência vantajosa, a qual deve ser fomentada e amplamente estudada em diferentes frentes de pesquisa. As práticas plurilíngues, contudo, podem ser muito díspares, dependendo do contexto onde ocorrem, do processo de aquisição ou mesmo do status social das línguas em questão. Assim, além de diferentes abordagens em relação ao que significa dominar mais de uma língua, também podemos ter diferentes perspectivas a respeito do plurilinguismo como fenômeno social.

Nesse sentido, esta edição da Revista Organon busca contemplar duas grandes frentes do plurilinguismo: por um lado, incentiva-se a publicação de artigos sobre aspectos da Educação Bilíngue/Plurilíngue, tanto em termos do ensino/aprendizagem de línguas adicionais, quanto da inclusão/consideração, no âmbito escolar, de línguas e variedades já em uso na comunidade. De outro lado, esperam-se contribuições acerca da dinâmica do plurilinguismo na sociedade, considerando a variação e os contatos linguísticos, bem como práticas plurilíngues e políticas linguísticas voltadas à revitalização e fomento de línguas minoritárias.

Os artigos deverão ser enviados pelo sistema (www.seer.ufrgs/organon), conforme consta das normas de submissão da Revista.

O prazo para submissão de artigos vai até 31 de março de 2017.

Organizadores: Karen Pupp Spinassé (UFRGS), Cléo Vilson Altenhofen (UFRGS) e Sebastian Kürschner (FAU-Erlangen).

 
Publicado: 2016-10-06
 

Submissões Encerradas

 
  

A Revista Organon encerrou a etapa de submissões de artigos para a próxima edição em 15/06/2016. Os artigos recebidos estão sendo avaliados e serão publicados na Organon nº 61, "Literatura e Outras Linguagens".

 
Publicado: 2016-06-16
 
Outras notícias...

v. 32, n. 62 (2017): PLURILINGUISMO NA EDUCAÇÃO E NA SOCIEDADE


Array