RELAÇÕES ENTRE LITERATURA E QUADRINHOS NO BRASIL: ESTUDOS DE CASO

Autores

  • Ivan Lima Gomes Universidade Estadual de Goiás
  • Ricardo Jorge de Lucena Lucas Universidade Federal do Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.65532

Resumo

História em quadrinhos” é expressão que sintetiza aspectos visuais e narrativos e aponta a especificidade dessa expressão cultural. A visualidade dos quadrinhos é bem reconhecida, ao passo em que sua relação com a narrativa literária começa a ser cada vez mais estudada. Tal interação não é de toda inédita, vide uma longa história de adaptações de obras literárias para a linguagem dos quadrinhos, presente até hoje no mercado editorial. O artigo fará um caminho inverso, ao analisar usos e apropriações realizados por obras literárias sobre aspectos culturais e estéticos ligados aos quadrinhos. Dois estudos de caso direcionarão a análise: Pega pra kaputt!, de Josué Guimarães, Luis Fernando Veríssimo, Moacy Scliar e Edgar Vasquez; e O menino quadradinho, de Ziraldo. O estudo de ambos partirá da análise linguística a partir de seus paratextos, entendendo os quadrinhos como uma linguagem marcada por tal referência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Lima Gomes, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em História (PPGH-UFF), com tese sobre representações e linguagens dos quadrinhos na América Latina. Professor de Teoria e Metodologia da História pela Universidade Etadual de Goiás - campus Uruaçu. Desenvolve pesquisas sobre quadrinhos e visualidades na América Latina. Atualmente exerce o cargo de Coordenador de Programas e Projetos da Pró-Reitoria de Graduação desta universidade.

Ricardo Jorge de Lucena Lucas, Universidade Federal do Ceará.

Professor dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA-UFC) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGC-UFC). Doutor em Comunicação na Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM-UFPE). Coordenador do projeto de extensão Oficina de Quadrinhos UFC.

Downloads

Publicado

2016-11-30

Como Citar

GOMES, I. L.; LUCAS, R. J. de L. RELAÇÕES ENTRE LITERATURA E QUADRINHOS NO BRASIL: ESTUDOS DE CASO. Organon, Porto Alegre, v. 31, n. 61, 2016. DOI: 10.22456/2238-8915.65532. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/65532. Acesso em: 6 abr. 2025.