O tempo na construção dos saberes científicos

Autores

  • Julieta Beatriz Ramos Desaulniers Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Resumo

 

Neste artigo pretende-se tecer algumas considerações a respeito de como o tempo constitui-se um ponto de referência indispensável à produção de saberes científicos, relacionados à memória e outras categorias de análise, entendendo que a realidade social é construída historicamente a partir das relações que os indivíduos estabelecem entre si e com a natureza, no decorrer do tempo. Esse pressuposto articula-se a algumas suposições que se referem ao tempo enquanto uma categoria de análise universal.

Palavras-chave: história da educação, saber científico.

Abstract

Understanding that social reality is a historical construction of relationships among individuals and between them and nature along the time, this article intends to make some considerations about time as an indispensable reference point to the production of scientific knowledge related to memory and to other categories of analysis. That supposition is articulated to some assumptions that refer to time as a universal category of analysis.

Keywords: history of education, scientific knowledge.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julieta Beatriz Ramos Desaulniers, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

 

Downloads

Publicado

2012-07-16

Como Citar

Desaulniers, J. B. R. (2012). O tempo na construção dos saberes científicos. Revista História Da Educação, 2(4), 33–48. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30687

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo