O tempo na construção dos saberes científicos
Resumo
Neste artigo pretende-se tecer algumas considerações a respeito de como o tempo constitui-se um ponto de referência indispensável à produção de saberes científicos, relacionados à memória e outras categorias de análise, entendendo que a realidade social é construída historicamente a partir das relações que os indivíduos estabelecem entre si e com a natureza, no decorrer do tempo. Esse pressuposto articula-se a algumas suposições que se referem ao tempo enquanto uma categoria de análise universal.
Palavras-chave: história da educação, saber científico.
Abstract
Understanding that social reality is a historical construction of relationships among individuals and between them and nature along the time, this article intends to make some considerations about time as an indispensable reference point to the production of scientific knowledge related to memory and to other categories of analysis. That supposition is articulated to some assumptions that refer to time as a universal category of analysis.
Keywords: history of education, scientific knowledge.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.