A profissão docente entre história e memória: uma pesquisa em um instituto francês de formação de professores
Resumo
Este artigo apresenta as conclusões de uma pesquisa que se apóia sobre os conhecimentos e as representações que os futuros professores das escolas francesas têm sobre os mestres de escola dos séculos passados. A história da educação não faz parte de sua formação. Eles têm uma visão totalmente deformada do passado: confundem o professor primário do Antigo Regime monárquico (século 17) com o da República (fim do século 19), e imaginam-se eles mesmos pioneiros no interesse demonstrado pelos alunos. Essa ideologia, ingenuamente de desprezo, é causadora de graves ilusões pedagógicas e interpela o historiador da educação, obrigando-o a interrogar-se sobre a utilidade social de suas pesquisas.
Palavras-chave: representação, mestre escola, formação de professores.
Résumé
Cet article présente les conclusions d'une enquête portant sur les connaissances et les représentations qu'ont les futurs professeurs des écoles français au sujet des maïtres des siecles passés. L'histoire de l'éducation ne faisant pas partie de leur formation, ils ont une vision totalement déformée du passé: ils confondent l'instituteur de l'Ancien Régime monarchique (17th siecle) et celui de Ia République (fin 19th siecle), et s'imaginent qu'ils sont euxmêrnes de purs pionniers dans l'intérêt porté aux enfants. Cette idéologie, naïvement méprisante, est source de graves illusions pédagogiques, et interpelle l'historien de l'éducation, en l'obligeant à s'interroger sur l'utilité sociale de ses recherches.
Mots-clé: représentations, maïtre d'école, formation des professeurs.
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