Nas margens do instituído: memória/educação
Resumo
Este artigo, elaborado a partir da intervenção corno debatedora no painel "Memória e história: questões teóricas e metodológicas", promovido pela Asphe, propõe urna reflexão sobre a História da Educação na perspectiva da História Cultural, trabalhando com fontes memorialísticas. A proposta em relação ao texto memorialístico é apresentar o passado ali descrito corno urna representação que se faz lançando mão de significados disponíveis no contexto social. Estas reflexões serão apresentadas a partir da análise de dois conjuntos de diários femininos, escritos entre 1964 e 1974, por duas jovens norrnalistas, onde se procura destacar o processo de formação das professoras através das práticas de escrita memorialística.
Palavras-chave: memória, história da educação.
Abstract
The body whose contruction was started upon the intervention as debater on the panel "Memory and History: Theorical and methodological questions", promoted by Asphe, intends a reflection about History of the Education inside of the Cutural History working with memorial facts. The proposition is show the past like a way of representation of the social context. This reflections will be shown through analysis of two diaries that were been written by young students between 1964 and 1974, with distinction to the teatcher graduation through memorial pratices of written.
Keywords: memory, history of education.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.