Qualidade da educação e avaliação do rendimento escolar na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1944-1964) - Quality of education and school performance evaluation in the Brazilian Journal ff Pedagogic Studies (1944 -1964)
Resumo
Analisamos a qualidade e a avaliação da educação a partir de artigos da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) no período de 1944 a 1964. Constatamos que a escola, enquanto instituição sistemática deveria atingir, de modo eficiente, seus fins e objetivos. Verificamos que o rendimento escolar era não só um desejo, mas um princípio estabelecido para a escola. O diagnóstico dos problemas educacionais seria verificável, de modo eficaz, mediante a adoção de exames precisos e cientificamente objetivos. Os artigos difundiram crenças e valores que contribuíram para afirmar uma concepção educacional calcada no modelo da sociedade capitalista da época.
Palavras-chave: RBEP; avaliação da educação; qualidade do ensino; homogeneização de classes; instrução programada.
QUALITY OF EDUCATION AND SCHOOL PERFORMANCE EVALUATION IN THE BRAZILIAN JOURNAL OF PEDAGOGIC STUDIES (1944 -1964)
Abstract
We have analyzed the quality of education and evaluation using articles from the Brazilian Journal of Pedagogic Studies (RBEP) from 1944 to 1964. Since schools are systematic institutions, we have been able to see that they should efficiently reach their purposes and objectives. We have verified that school performance was not just a wish, but also a principle established by schools. The diagnosis of the educational problems would be effectively verifiable by means of adopting precise and scientifically objective exams. The articles have spread beliefs and values that have contributed to affirm an educational conception based on the capitalist society model of that time.
Keywords: RBEP; educational evaluation; quality of education; homogeneity of classes; programmed instruction.
CALIDAD DE LA EDUCACIÓN Y EVALUACIÓN DEL RENDIMIENTO ESCOLAR EN LA REVISTA BRASILEÑA DE ESTUDIOS PEDAGÓGICOS (1944-1964)
Resumen
Hemos analizado la calidad y la evaluación de la educación a partir de artículos de la Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos (RBEP) de 1944 hasta 1964. Hemos constatado que la escuela, puesto que es una institución sistemática, debería atingir sus fines y objetivos de manera eficiente. Hemos verificado que el rendimiento escolar no era solamente un deseo, sino un principio establecido por la escuela. Se verificaría el diagnóstico de los problemas educacionales eficazmente adoptándose exámenes precisos y científicamente objetivos. Los
artículos difundieron creencias y valores que contribuyeron para
afirmar una concepción que se estribaba en el modelo de la sociedad capitalista de la época.
Palabras clave: RBEP; evaluación de la educación; calidad de la
enseñanza; homogenización de clases; instrucción programada.
QUALITÉ DE L´ÉDUCATION ET ÉVALUATION DU RENDEMENT SCOLAIRE DANS LA REVUE BRÉSILIENNE D´ÉTUDES PÉDAGOGIQUES (1944-1964)
Résumé
Cet travail présente une analyse de la qualité et de l'évaluation de l'éducation à partir d'articles de la Revue Brésilienne d'Études Pédagogiques (Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - RBEP) dans la période de 1944 à 1964. Le contenu des articles mène à constater que l'école, en tant qu'institution systématique, devrait atteindre, de façon efficace, ses fins et ses objectifs. Le rendement scolaire n'était pas seulement un désir, mais un principe établi pour l'école. Le diagnostic des problèmes éducationnels serait vérifiable, de façon efficace, par l'adoption d'examens précis et scientifiquement objectifs. Ces articles ont diffusé des croyances et des valeurs qui ont contribué à l'affirmation d'une conception éducationnelle appuyée sur le modèle de la société capitaliste de l'époque concernée.
Mots-clé: RBEP; évaluation de l'éducation; qualité de l'enseignement; homogénéisation de classes; instruction programmée.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.