Educação e arte na redução missioneira de San Ignacio Miní
Resumo
Esta investigação trata da arte nos processos educativos introduzidos pelos je-suítas junto aos índios guaranis. Objetiva-se descrever o espaço e a produção artística da redução de San Ignacio Miní e interpretar os modos educacionais dos europeus e sua influência na população autóctone, entre 1611 e 1768. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que utiliza também fontes primárias embasadas na documentação já publicada e fotografias. Optou-se por uma abordagem qualitativa, seguindo o método histórico-antropológico descritivo de um grupo populacional assentado numa determinada redução e discute-se as relações educacionais entre ambas as culturas. Nesse sentido, são apontadas as diferenças culturais e o que pode ser compreendido como suas possibilidades de mixagem.
Palavras-chave: arte, educação, missões.
EDUCATION AND ART IN THE MISSION OF SAN IGNACIO MINÍ
Abstract
This research is about art in Jesuitical educative process with guaranis indians in the missions. The objective is to describe the space and the artistic production in San Ignacio Miní and to interpret the educational ways of Europeans and their influence in autochthons, between 1611 and 1768. This is a bibliographic research that uses also published primary fountains and photographs. It’s a qualitative study that follows the historic-anthropologic method that describe a group of people living in a determinate mission and talks about educational relations between both cultures and possibilities of fusion.
Key-words: art, education, missions.
EDUCACIÓN Y ARTE EN LA REDUCCIÓN MISIONERA DE SAN IGNACIO MINÍ
Resumen
Esta investigación trata del arte en los procesos educativos introducidos por los jesuitas entre los indios guaraníes. El estudio objetiva describir el espacio y la producción artística de la reducción de San Ignacio Miní e interpretar las modalidades educacionales de los europeos y su influencia en la población autóctona, entre 1611 y 1768. Es una investigación bibliográfica que utiliza también fuentes primarias con base en la documentación ya publicada y fotografías. Se eligió un abordaje cualitativo, siguiendo el método histórico-antropológico descriptivo de una población asentada en una determinada reducción y se discuten las relaciones educacionales entre ambas culturas. Son consideradas las diferencias culturales y sus posibilidades de fusión.
Palabras-clave: arte, educación, misiones.
ÉDUCATION ET ART DANS LA RÉDUCTION DE SAN IGNACIO MINÍ
Resumé
Cette recherche traite de l'art dans les processus éducatifs introduits par les jésuites avec les guaranis. L'objectif est décrire l'espace et la production artistique de la réduction de San Ignacio Miní et interpréter les manières scolaires des européens et son influence dans la population autochtone, entre 1611 et 1768. C'est une recherche bibliographique qu'il utilise des sources primaires basées dans la documentation déjà publiée et des photographies; avec approche qualitative, à la suite de la description historique et anthropologique d'un groupe assis dans une réduction de la population donnée et examine les relations éducatives entre les deux cultures. En ce sens, sont indiqués dans le texte et les différences culturelles qui peuvent être compris comme leur capacité à mélanger.
Mots-clé: art, éducation, missions.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.