Educação colonial em Pernambuco: um estudo de caso

Autores

  • Luiz Gustavo Lima Freire Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia (doutorando) Fundação de Apoio à Ciência e à Tecnologia (bolsista)

Resumo

Este artigo pretende reflectir sobre a educação colonial, especificamente durante o século 18, empreendida no Brasil, na Capitania de Pernambuco. Para cumprir esse objectivo utilizaremos alguns documentos do Arquivo Histórico Ultramarino procurando perceber como eles podem representar as ideias que vigoravam naquele período. Pretende-se nesse contexto, compreender quais eram as directrizes propostas para o ensino em algumas aldeias indígenas em Pernambuco e o quanto eram coerentes com a política pombalina e com os fundamentos do Iluminismo.

Palavras-chave: Iluminismo, período colonial, educação, Pernambuco.

 

COLONIAL EDUCATION IN PERNAMBUCO: A CASE STUDY

Abstract

This article aims to reflect on the colonial education, specifically during the eighteenth century, held in Brazil in the province of Pernambuco. To meet this objective we will use some documents from “Arquivo Histórico Ultramarino” looking for to understand how they can representing the ideas that prevailed during that period. It is intended that context, to understand what were the proposed guidelines for teaching in some indian villages in Pernambuco and how were consistent with the policy of the marquis of Pombal and the foundations of the Enlightenment.

Keywords: Enlightenment, colonial period, education, Pernambuco.

 

EDUCACIÓN COLONIAL EN PERNAMBUCO: UN ESTUDIO DE CASO

Resumen

Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre la educación colonial, específicamente durante el siglo 18, realizada en Brasil en la provincia de Pernambuco. Para lograr este objetivo vamos a utilizar algunos de los documentos de lo "Arquivo Histórico Ultramarino" buscando entender cómo pueden representar las ideas que prevalecieron durante ese período. Se pretende, en este contexto, entender cuáles fueron las directrices propuestas para la enseñanza en algunos pueblos indígenas en Pernambuco y cómo fueron coherentes con la política del marqués de Pombal y los fundamentos de la Ilustración.

Palabras clave: Ilustración, período colonial, educación, Pernambuco.

 

ENSEIGNEMENT COLONIAL AU PERNAMBUCO: UNE ETUDE DE CAS

Resumé

Cet article propose une réflexion sur l'éducation coloniale, en particulier au cours de la dix-huitième siècle, tenue au Brésil dans la province de Pernambuco. Pour atteindre cet objectif, nous utiliserons des documents des "Arquivo Histórico Ultramarino" cherchant à comprendre comment ils peuvent représenter les idées qui ont prévalu pendant cette période. Il est prévu dans ce contexte, de comprendre quelles ont été les lignes directrices proposées pour l'enseignement dans certains villages indiennes de Pernambuco et comment étaient cohérente avec la politique du marquis de Pombal et les fondements des Lumières.

Mots-clés: Lumières, période coloniale, éducation, Pernambuco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Gustavo Lima Freire, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia (doutorando) Fundação de Apoio à Ciência e à Tecnologia (bolsista)

Doutorando em Psicologia da Educação pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa; bolsista da Fundação de Apoio à Ciência e à Tecnologia; mestre em Ciências da Educação pela FPUL; pós-graduado em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela UNICAP. Atuou como investigador do Projeto de Documentação Histórica "Resgate: Barão do Rio Branco" do Ministério da Cultura do Brasil, no Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa e na Biblioteca Nacional de Portugal

Downloads

Publicado

2011-07-06

Como Citar

Freire, L. G. L. (2011). Educação colonial em Pernambuco: um estudo de caso. Revista História Da Educação, 15(34), 45–57. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/19355

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo