Considerações Sobre a Filosofia de Theodor Adorno e o Pós-Moderno

Autores

  • Robson Loureiro UFES

Palavras-chave:

Adorno, Theodor Wiesengrund. Educação. Pós-moderno. Estética, Teoria Crítica.

Resumo

O trabalho problematiza a posição de Antonio J. Severino ao considerar a Teoria Crítica como a raiz de vertentes pós-modernas e pós-estruturalistas da educação brasileira. Para tanto, recorro a escritos de Adorno para quem a crítica à razão ocidental não se direciona à ciência tout court, mas à sua positivização. Ele sinaliza a possibilidade de se construir uma noção positiva de Aufklärung em vistas à superação da alienação capitalista e à formação do sujeito auto-reflexivo. Não há, em sua filosofia, qualquer manifestação de apreço pela estetização da vida, pelo abandono da razão e da ciência, pela prioridade do singular, pela desconsideração da objetividade e pela renúncia de projetos emancipatórios, traços peculiares ao pensamento pós-moderno e pós-estruturalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Loureiro, UFES

Graduado em filosofia, mestre em filosofia da educação e doutor em educação. Professor adjunto do Departamento de Educação, Política e Sociedade do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Filosofia do Centro de Educação da UFES (NEPEFIL/CE/UFES).

Arquivos adicionais

Publicado

2008-04-30

Como Citar

Loureiro, R. (2008). Considerações Sobre a Filosofia de Theodor Adorno e o Pós-Moderno. Educação & Realidade, 34(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8464

Edição

Seção

Artigos