Cena


Conceito Qualis-CAPES:

B1 ARTES/MÚSICA

B3 EDUCAÇÃO

Indexada em:

LATINDEX - Sistema Regional de Información en línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal http://www.latindex.unam.mx/buscador/ficRev.html?folio=22618&opcion=1

PERIODICOS - Portal de Periódicos Capes - http://www-periodicos-capes-gov-br.ez45.periodicos.capes.gov.br/

Notícias

 

Chamada para Dossiê: 50 ANOS DE MAIO DE 1968 E SUAS RELAÇÕES COM O TEATRO

 

Os acontecimentos de maio de 1968 na França se irradiaram pelo mundo afora e se configuraram, ao longo do tempo, como uma espécie de virada comportamental. Uma virada comportamental, em linhas gerais, sobretudo no tocante às relações entre o indivíduo e o coletivo, o trabalhador e o patronato, o poder do estado e a sociedade civil, o engajamento do corpo a despeito da palavra, no caso do teatro, enfim uma revolução no pensamento criativo e cultural da sociedade ocidental. Esse movimento de maio, iniciado pelos estudantes parisienses se contrapunha entre outros aspectos às opressões advindas das ideologias de uma sociedade industrial massiva. Reduto da utopia a própria forma do movimento ganharia contornos espetaculares.

Na tentativa de sondar o alcance desta irradiação nas artes da cena, seus efeitos pretéritos e presentes, em localidades tão distintas como a França, o Brasil, a América do Sul e a do Norte é que a Revista Cena do PPGAC da UFRGS está aceitando submissões de artigos para compor um dossiê dedicado a maio de 1968 e seus ecos na cena contemporânea, com especial destaque para colaborações que se detenham sobre: processos criativos; o trabalho do espectador; abordagens culturais; critica de espetáculos; apresentação e comentário de documentos de 1968; estudos comparativos de obras e autores; análises de coreografias, encenações, performances e happenings; estudos sobre companhias, coletivos, grupos e artistas; investigação sobre comportamentos criativos, entre outros aspectos da cultura teatral.

 
Publicado: 2018-05-30 Mais...
 
Outras notícias...

n. 25 (2018)


Array
Na imagem, Marcelo Mertins, em foto que integra a dissertação "Insônia: a tecnologia audiovisual como catalisador para a imersão no teatro", de Mauricio Pezzi Casiraghi, defendida em 2017 no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFRGS, com orientação da profa. Dra. Marta Isaacsson de Souza e Silva.