Problematizações em torno do tema memória e história da educação
Resumo
O artigo, elaborado a partir da intervenção como debatedora no painel Memória e história: questões teóricas e metodológicas, promovido pela Asphe, propõe-se a mapear algumas problematizações em torno do tema, que têm merecido atenção no campo das Ciências Humanas. Destaca a pertinência e atualidade da discussão em torno da produção de subjetividades e a crise do sentimento identitário enquanto elementos centrais para a compreensão do fenômeno de atenções multiplicadas para a memória e para o passado, seja no âmbito acadêmico, seja na sociedade em geral.
Abstract
The body whose construction was started upon the intervention as debater on the panel Memory and history: theorical and methodological questions, promoted by Asphe, intends to map some problematizations concerning to the theme, witch gained attention in Human Sciences field. It problematizes the pertinence and the actuality of discussion about the production of subjectivities and about the crisis of identity sentiment whereas the central elements for comprehension the phenomenon of multiplied attentions for memory and for past, whether within academic sphere or in the general mind of community.
Keywords: memory, history of education.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.