IMIGRANTES SENEGALESES: A PRESENÇA MUÇULMANA NA SERRA GAÚCHA

Autores

  • Cristine Fortes Lia Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Jéssica Pereira da Costa Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Palavras chave, Imigração. Religião. Senegaleses. Islã. História./Keywords, Immigration. Religion. Senegalese. Isla. History

Resumo

RESUMO
Desde meados da segunda década do século XX, a Serra Gaúcha recebe imigrantes/migrantes muçulmanos. A partir do século XXI, no entanto, a imigração senegalesa, em especial para Caxias do Sul, vem tornando pública as manifestações religiosas do Islã. Essas, anteriormente restritas ao espaço privado, vêm despertando a atenção da sociedade local, majoritariamente católica. Este estudo analisa a relação deste Islã, migrante da África Central, com a comunidade “tradicional da região”, identificando a recepção e a compreensão do mesmo. Utiliza-se como fontes a imprensa regional e a história oral, de forma a perceber o acolhimento do grupo muçulmano. O Islã é uma religião que ocupa significativo espaço na mídia contemporânea e sua inserção na sociedade brasileira merece atenção dos historiadores da religião. E, ainda, seus praticantes, em seus processos de migração, reelaboram identidades religiosas locais.

ABSTRACT
Since the mid-second decade of the twentieth century, the Serra Gaucha has received Muslim immigrants and migrants. However, since the twenty-first century, the Senegalese immigration, especially to Caxias do Sul, has made the Islamic religious manifestations public. These, previously restricted to the private space, have been receiving attention of the local society, mainly Catholic. This study analyzes the relationship of this Islam, migrant from Central Africa, with the “traditional” community of the region, identifying its reception and understanding. Regional press and oral history are used as sources, in order to perceive the reception of the Muslim group. Islam is a religion that occupies significant space in the contemporary media and its insertion in the Brazilian society deserves attention of the religion’s historians. And, furthermore, its practitioners, in their migration processes, re-elaborate local religious identities.

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Biografia do Autor

Cristine Fortes Lia, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Graduada em História pela ULBRA.

Mestre em História pela Unisinos.

Doutora em História pela PUCRS.

Professora e pesquisadora do PPGH e do Curso de História da Universidade de Caxias do Sul - UCS

Jéssica Pereira da Costa, Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Graduada em história pela UCS. Mestre em História pela UCS.

Professora da rede básica de ensino.

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Publicado

2018-12-19