PRESERVAÇÃO DAS DANÇAS GAÚCHAS NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Joslaine Schon Stefanski Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro

Palavras-chave:

Palavras-chave, Dança na Escola. Mídia. Danças Gaúchas. /Keywords, Dance at School. Media. Gaucho Dances.

Resumo

RESUMO
O texto trata de um trabalho de conclusão de curso, sendo o objetivo deste estudo, preservar e compreender as danças gaúchascomo instrumento pedagógico, enquanto fator de desenvolvimento cultural e social, capaz de obstar as influências midiáticas na educação escolar. Tal perspectiva, pretende ser almejada a partir da construção de pesquisa qualitativa, dando ênfase aos detalhes descritivos bibliográficos dos fenômenos relacionados à problemática. Os resultados obtidos, estão relacionados aos seguintes itens: ensino de dança no ambiente escolar que é uma prática pouco executada no meio acadêmico; a influência negativa da mídia interferindo a cultura regional; e as danças gaúchas como meio de contrapor a mídia e ao mesmo tempo propiciar aos seus praticantes desenvolvimento motor, melhoria na expressão corporal e a retomada de valores culturais, garantindo sua preservação e perpetuação.

ABSTRACT
The objective of this study is to preserve and understand the Gaucho Dances as a pedagogical tool and a cultural and social development factor, able to prevent media influences in school education. This perspective intends to be sought from the construction of qualitative research, emphasizing the bibliographic descriptive details of the phenomenon related to this subject. The results are related to the following items: dance teaching in the school environment, which is little practiced in the academic environment; the media’s negative influence interfering in the regional culture; and Gaucho Dances as a mean to oppose the media and, at the same time, making possible to develop the practitioners motor development, improve the body expression and rescue of cultural values, ensuring their preservation and perpetuation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joslaine Schon Stefanski, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro

Formada no Curso de Arte-Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, sendo este artigo submetido, minha pesquisa cientifica na linha de Arte e Ensino desenvolvida para conclusão do curso.

Downloads

Publicado

2018-12-19