Discurso do Sujeito Coletivo aplicado a medição da motivação dos alunos durante a execução de atividades
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.96179Palavras-chave:
PBL, DSC, motivação, aluno, Aprendizagem Baseada em ProblemasResumo
Neste estudo buscamos compreender como a motivação dos estudantes a aprendizagem pode ser afetada por envio de gatilhos motivacionais automáticos durante a execução das atividades em ambientes de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). A metodologia para validação dos gatilhos foi desenvolvida em dois momentos: (i) em 2017 com a participação de 60 alunos do curso de Engenharia de Software; e (ii) em 2018 com 23 alunos do segundo ano do curso de Engenharia de Computação. Ao final de cada um desses estudos, os pontos de vista dos alunos foram agrupados por classe e expressos através da construção do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Assim, este estudo contribui para a discussão e apresentação do DSC como abordagem capaz de auxiliar os professores durante a avaliação das atividades propostas em sala de aula, principalmente por possibilitar observar a opinião de um grupo como um único sujeito.
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