Candy Crush Saga e estereotipias de gênero: a relação entre a interface visual e a aderência de diferentes públicos
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.95787Palavras-chave:
interface visual, jogos casuais, engajamento, estereótipos de gêneroResumo
Este artigo investiga questões relativas às implicações da representatividade
de gênero na interface visual do jogo Candy Crush Saga, a partir de um estudo de caso. Embora de aparência associada ao gênero feminino, o jogo sugere o rompimento de estereótipos, ao passo em que engaja jogadores de diferentes gêneros e subjuga a perspectiva de estereotipias fixas. Neste horizonte, uma pesquisa com 20 indivíduos foi realizada com o uso de questionário online, a fim de identificar preferências no que toca a interface visual e as mecânicas de jogo – a maneira como é jogado. O que destaca as relações entre a identidade visual do jogo, sua mecânica e o engajamento dos jogadores quanto aos possíveis estereótipos de gênero. Os resultados evidenciaram que o jogo promove a aderência de diferentes gêneros, corroborando que a categoria “gênero” é um construto social efêmero, constatação que pode orientar as práticas pedagógicas quanto da utilização de jogos em sala de aula.
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