Construção de um jogo educativo em uma plataforma de desenvolvimento de jogos e aplicativos de baixo grau de complexidade: o caso do Quizmica - Radioatividade

Cicero Ernandes de Melo Santos, Bruno Silva Leite

Resumo


Observa-se atualmente uma forte tendência de uso das tecnologias digitais como subsídios na construção do conhecimento. A utilização de jogos digitais, na
educação, tem contribuído para o processo de ensino e aprendizagem. Dentre os diversos tipos, o Quiz é um gênero de jogo bem difundido entre os usuários da web. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar o projeto e o desenvolvimento de um jogo digital do tipo Quiz que cadencia a aprendizagem sobre Radioatividade e entretenimento. Para a elaboração do Quiz optou-se pelo MIT App Inventor por ser uma plataforma gratuita de desenvolvimento de jogos e aplicativos de baixo grau de complexidade. Além disso, esta pesquisa mostra os aspectos técnicos e demais propriedades do jogo Quizmica – Radioatividade que tem como intuito contribuir para a compreensão dos conteúdos de radioatividade, proporcionando uma aprendizagem mais ativa sobre o assunto proposto, possibilitando que os estudantes façam uso do aplicativo de modo ubíquo.


Palavras-chave


Jogo Digital, Ensino de Química, Radioatividade, Quiz.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.95725

Direitos autorais 2019 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br