Formação de Professores: uma arquitetura pedagógica com foco na M-Learning

Autores

  • Anna Helena Silveira Sonego PPGEDU/UFRGS
  • Ana Carolina Ribeiro Ribeiro PPGEDU/UFRGS
  • Leticia Rocha Machado PPGEDU/UFRGS
  • Patricia Alejandra Behar PPGIE/PPGEDU/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.89279

Palavras-chave:

Formação de professores, m-learning, arquitetura pedagógica.

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma Arquitetura Pedagógica (AP)
para a M-Learning com foco na formação de professores. Para tanto, foi utilizado o objeto de aprendizagem EduMobile que apresenta diversos tipos de materiais digitais e visa introduzir estratégias para aplicação da M-Learning em contexto escolar. A referida AP foi aplicada em um curso de formação de professores realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A metodologia do trabalho foi de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Os dados foram coletados de duas formas: a) através das participações das atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) utilizado; b) por meio de questionário aplicado no final das atividades. A análise dos dados apontou que uma AP para M-Learning precisa contemplar aplicativos, conteúdos interativos para dispositivos móveis (DM), objetivos com foco nos DM e metodologias que possibilitem a interatividade, mobilidade e conexão com a internet. Neste sentido, entende-se que o professor que pretende fazer uso destes aparelhos pode utilizar esta AP para guiá-lo e orientá-lo nesse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

HELENA SILVEIRA SONEGO, A.; CAROLINA RIBEIRO RIBEIRO, A.; ROCHA MACHADO, L.; ALEJANDRA BEHAR, P. Formação de Professores: uma arquitetura pedagógica com foco na M-Learning. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 301–310, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89279. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89279. Acesso em: 29 mar. 2024.