TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: desafios e possiblidades
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.70692Keywords:
Educação básica, tecnologias digitais, práticas pedagógicasAbstract
O objetivo geral deste estudo é analisar como os professores da educação básica das escolas de Caçador/SC estão utilizando as tecnologias digitais da informação e comunicação nas suas práticas pedagógicas. Para a coleta dos dados foi construído um questionário no Google.docs e enviado aos professores das escolas. A análise dos dados foi realizada a partir de cinco categorias: i) apropriação das TDIC pelos professores da educação básica: ii) A utilização das TDIC como parte integrante no Projeto Político Pedagógico da escola; iii) a inserção das tecnologias nos projetos dos professores; iv) a contribuição das tecnologias para os processos de ensino e aprendizagem; e v) os desafios de utilização das TDIC pelos professores nas escolas. Concluímos que os professores vivenciam desafios constantes para integrar a tecnologia no currículo com propostas que privilegiem a autoria, a cooperação e o trabalho em rede. É muito importante, portanto, a valorização das experiências e da reflexão sobre a prática, para oportunizar aos professores uma tomada de consciência de que o processo educativo deve ser constantemente pensado e repensado, pois ele é dinâmico e não estático, e que os alunos utilizam as TDIC no seu dia-a-dia, razão pela qual elas precisam ser incorporadas nas práticas escolares.Downloads
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Published
2016-12-29
How to Cite
KRAEMER LENZ ZIEDE, M.; THEODORO DA SILVA, E.; PEGORARO, L.; MARINO CANALLE, E.; DE OLIVEIRA MEIRELES DA SILVA, A.; FERNANDA WODONOS DE CARVALHO, A. TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: desafios e possiblidades. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70692. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70692. Acesso em: 9 may. 2025.
Issue
Section
TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas
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