Aprendizagem baseada em jogos digitais: a contribuição dos jogos epistêmicos na geração de novos conhecimentos.
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.67323Palavras-chave:
aprendizagem baseada em jogos digitais, jogos epistêmicos, cognição situada, educaçãoResumo
Para que a aprendizagem seja efetiva e atraente para as gerações atuais, são necessários recursos interativos e engajadores semelhantes aos que os estudantes estão familiarizados em suas rotinas, fazendo com estes se interessem pelos conteúdos propostos. Nesse contexto, este estudo de natureza exploratória buscou, através de pesquisa bibliográfica, conhecer os estudos acadêmicos que tratam da aprendizagem baseada em jogos digitais, enfocando, principalmente, nos estudos relacionados ao desenvolvimento e implementação de jogos epistêmicos. Concluiu-se que a aprendizagem baseada em jogos digitais surge como uma tendência que está em plena consolidação em diversas partes do mundo e que os jogos epistêmicos, foco principal deste estudo, são jogos que utilizam epistemologias próprias das mais diversas áreas do conhecimento, dentro de jogos de simulação de práticas profissionais. Estes jogos visam estimular os estudantes a pensar de acordo com esses quadros epistêmicos, da mesma forma que os profissionais pensam dentro de suas profissões.Downloads
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Publicado
2016-07-26
Como Citar
DE SENA, S.; SCHMITHAUSEN SCHMIEGELOW, S.; M. B. C. DO PRADO, G.; PERASSI LUIZ DE SOUSA, R.; ANTONIO PEREIRA FIALHO, F. Aprendizagem baseada em jogos digitais: a contribuição dos jogos epistêmicos na geração de novos conhecimentos. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67323. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67323. Acesso em: 18 abr. 2025.
Edição
Seção
Jogos educacionais
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