AVALIAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO SOBRE O MODELO INTERACIONISTA E CONSTRUTIVISTA

Autores

  • Fernanda Borges Vaz Ribeiro PPGAU/UFSC
  • Marilda Todescat CAD/UFSC
  • Alessandra de Linhares Jacobsen CAD/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.61396

Palavras-chave:

Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Avaliação. Modelo Interacionista e Construtivista.

Resumo

A avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAS) é realizada por meio de metodologias capazes de analisar a concepção de um AVA, de maneira a assegurar a sua qualidade e eficácia. Nesse sentido, este artigo faz uma análise reflexiva sobre o modelo interacionista/construtivista proposto por Schlemmer e Fagundes (2000) e apresentado na íntegra por Schlemmer (2002), que propõe o uso de parâmetros para avaliação de AVAS, sob o ponto de vista técnico, administrativo, comunicacional-social e didático-pedagógico. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Contudo, a análise permitiu verificar que para realizar uma avaliação é essencial conhecer os princípios educacionais que norteiam o design instrucional do sistema, analisar suas múltiplas ferramentas e funcionalidades, e identificar como os usuários estão fazendo uso dos recursos do AVA, no intuito de verificar suas necessidades e ampliá-los.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

BORGES VAZ RIBEIRO, F.; TODESCAT, M.; DE LINHARES JACOBSEN, A. AVALIAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO SOBRE O MODELO INTERACIONISTA E CONSTRUTIVISTA. RENOTE, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.61396. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/61396. Acesso em: 19 maio. 2025.

Edição

Seção

Ambientes virtuais de aprendizagem