Estágio Curricular Online em Curso de Pedagogia a Distância

Mariangela Kraemer Lenz Ziede, Simone Bicca Charczuk, Rosane Aragón de Nevado

Resumo


Nesse artigo analisamos o registro e orientação online na construção de arquiteturas pedagógicas nos Diários de Classe de um grupo de professoras-estagiárias do Curso de Pedagogia Licenciatura na modalidade a distância da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estágio curricular é caracterizado como um espaço que privilegia um contínuo movimento de ação-reflexão-ação supervisionada durante o processo de formação docente. Para dar suporte às atividades de acompanhamento e orientação pelos docentes e tutores do curso foi escolhido o ambiente PBworks, considerando as facilidades oferecidas para o registro das atividades, incluindo-se vídeos e fotos. Como resultados, destacamos que a orientação online mostrou-se promissora no processo de formação docente das professorasestagiárias, favorecendo as interações e reflexões sobre as práticas pedagógicas.

Palavras-chave


PBworks; estágio curricular; educação a distância

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.21889

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br