O uso das plataformas de prototipagem Arduino e Raspberry Pi na educação brasileira: uma Revisão Sistemática de Literatura

Everton Lima Horst, Andre Zanki Cordenonsi

Resumo


O avanço tecnológico vem causando uma mudança no perfil dos estudantes da geração atual, que se tornaram sujeitos mais ativos, imersos na tecnologia, aumentando assim a necessidade dos professores utilizarem cada vez mais alternativas tecnológicas com metodologias que possam despertar o interesse, motivando-os e tornando o aprendizado mais efetivo. O presente artigo apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura que teve como objetivo investigar, dentro do cenário educacional brasileiro, o uso de plataformas de prototipagem com alunos, tanto em sala de aula como em projetos. A investigação abrangeu desde o ensino fundamental à graduação, pesquisando como os professores utilizam as plataformas, quais metodologias empregam e que tipo de avaliação estão utilizando. Os principais resultados apontam que, apesar do bom número de projetos na área, ainda há muito o que se discutir nos aspectos metodológicos e de avaliação.


Palavras-chave


Plataformas de prototipagem, Arduino, Raspberry PI, RSL.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.110287

Direitos autorais 2021 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br