O uso das plataformas de prototipagem Arduino e Raspberry Pi na educação brasileira: uma Revisão Sistemática de Literatura

Autores

  • Everton Lima Horst Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede – UFSM Instituto Federal Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos
  • Andre Zanki Cordenonsi Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede – UFSM Departamento de Arquivologia – UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.110287

Palavras-chave:

Plataformas de prototipagem, Arduino, Raspberry PI, RSL.

Resumo

O avanço tecnológico vem causando uma mudança no perfil dos estudantes da geração atual, que se tornaram sujeitos mais ativos, imersos na tecnologia, aumentando assim a necessidade dos professores utilizarem cada vez mais alternativas tecnológicas com metodologias que possam despertar o interesse, motivando-os e tornando o aprendizado mais efetivo. O presente artigo apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura que teve como objetivo investigar, dentro do cenário educacional brasileiro, o uso de plataformas de prototipagem com alunos, tanto em sala de aula como em projetos. A investigação abrangeu desde o ensino fundamental à graduação, pesquisando como os professores utilizam as plataformas, quais metodologias empregam e que tipo de avaliação estão utilizando. Os principais resultados apontam que, apesar do bom número de projetos na área, ainda há muito o que se discutir nos aspectos metodológicos e de avaliação.

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Publicado

2021-01-04

Como Citar

LIMA HORST, E.; ZANKI CORDENONSI, A. O uso das plataformas de prototipagem Arduino e Raspberry Pi na educação brasileira: uma Revisão Sistemática de Literatura. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 470–480, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110287. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110287. Acesso em: 24 jun. 2022.

Edição

Seção

Robótica Educacional