Aplicação da Realidade Aumentada ao ensino e aprendizagem do campo magnético de um ímã em forma cilíndrica e em condutor retilíneo

Adriana Azeredo de Souza Ribeiro, Renata Lacerda Caldas, Suzana da Hora Macedo

Resumo


Este artigo apresenta uma proposta de ensino e aprendizagem de campo magnético apoiada por objetos de aprendizagem desenvolvidos em ambiente de Realidade Aumentada. Para isso, foram utilizados dois objetos, um ímã em forma cilíndrica e em um fio condutor retilíneo, onde foi visualizada a simulação da representação das linhas de campo magnético em três dimensões usando Realidade Aumentada. Participaram da atividade alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola particular. Nos resultados obtidos, através das representações pictóricas, verificouse nos modelos mentais que os alunos conseguiram reconciliar os conceitos e inferiram ideias à construção do conceito de campo magnético em três dimensões (3D), e ao visualizar as linhas de campo magnético e obter uma melhor compreensão do conceito físico estudado. Sendo assim, este estudo contribuiu para uma aquisição de significados e apontando para indícios de uma Aprendizagem Significativa e consequentemente, para a melhoria do ensino de Física, trazendo subsídios tanto para professores quanto para alunos.


Palavras-chave


Realidade Aumentada, ímã em forma cilíndrica, condutor retilíneo, campo magnético, Aprendizagem Significativa.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.110265

Direitos autorais 2021 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br