Integração de dispositivos móveis em aulas de língua portuguesa:uma proposta de gestão pedagógica para uso nas escolas.

Dariane de Castro Bitencourt, Susana Cristina Reis

Resumo


O cenário social e tecnológico, permeado pelo uso de tecnologias digitais, requer de seus usuários novas habilidades de leitura, compreensão e produção de textos digitais e multimodais em circulação. No cotidiano escolar, os celulares são tecnologias muito presentes em sala de aula e são, ainda, pouco aproveitados pedagogicamente no sentido de adequar o ensino ao uso dessa tecnologia. Em vista disso, neste artigo reportamos uma proposta de gestão pedagógica para o uso de smartphones em aulas de Língua Portuguesa, com vistas a promover o ensino e a aprendizagem de gêneros multimodais. Para isso, foram realizadas três experiências para a testagem e validação da proposta de gestão, a partir da aplicação de desafios com estudantes do ensino médio de uma escola pública. Como resultados, verificamos que os desafios propostos por meio de dispositivos móveis fomentaram as práticas pedagógicas e permitiram aos alunos apropriarem-se da compreensão sobre gêneros discursivos e multimodais. Também, percebemos que a inclusão de celulares como recurso pedagógico torna os processos de ensino e de aprendizagem mais significativos, possibilitando aos alunos sentirem-se motivados, confiantes e engajados ao usarem essa tecnologia na escola.


Palavras-chave


Dispositivos móveis. Gestão Pedagógica. Gêneros Discursivos e Multimodais. Língua Portuguesa.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.105986

Direitos autorais 2020 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br