DIFERENCIAÇÃO E FOCO PARA OBTENÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA: O CASO DA BETA SISTEMAS

Autores

  • Roberta Rodrigues Faoro Universidade de Caxias do Sul – Caxias do Sul, RS
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade de Caxias do Sul – Caxias do Sul, RS
  • Sylvia Maria Azevedo Roesch Universidade de Caxias do Sul – Caxias do Sul, RS
  • Marcelo Faoro de Abreu Universidade de Caxias do Sul – Caxias do Sul, RS

Palavras-chave:

Estratégia, Posicionamento, Foco, Especialização

Resumo

Este caso expõe elementos para reflexões e discussões sobre posicionamentos estratégicos em uma empresa de desenvolvimento de softwares e consultoria em tecnologia da informação.  Com sede na Serra Gaúcha, a empresa atua em todo o território nacional, sendo que os seus principais clientes estão localizados nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Bahia e Mato Grosso do Sul.  O caso se desdobra a partir da volta de uma viagem do jovem proprietário da empresa de desenvolvimento de softwares e consultoria em tecnologia da informação à Salvador, onde o mesmo fechou mais um grande projeto com um dos seus melhores clientes do setor de fruticultura, mas ao invés de estar contente estava muito preocupado sobre como iria entregar o projeto no prazo acordado entre as partes, em virtude de sua equipe estar sobrecarregada de trabalho. Afinal, atendendo clientes de mais de trinta ramos de atividades a empresa enfrenta um dilema estratégico: especializar-se ou pulverizar sua atuação em diversos setores? Portanto, qual estratégia a empresa deveria escolher? Os dados para a elaboração deste caso de ensino foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas com os gestores e por meio de dados secundários como documentos internos, sites e observação direta. Este caso pode ser utilizado como ferramenta auxiliar de ensino, principalmente em disciplinas relacionadas à estratégia, na graduação e pós-graduação lato sensu do curso de administração. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-10-01

Como Citar

Rodrigues Faoro, R., Munhoz Olea, P., Azevedo Roesch, S. M., & Faoro de Abreu, M. (2014). DIFERENCIAÇÃO E FOCO PARA OBTENÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA: O CASO DA BETA SISTEMAS. Revista Eletrônica De Administração, 20(3), 838–856. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/43244

Edição

Seção

Casos de Ensino