Diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia: uma solução negociada

Autores

  • Leda Scheibe Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol23n22007.19129

Resumo

Este trabalho trata de embates entre as distintas concepções de formação que se travaram na definição das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Destaca a resistência das associações educacionais visando assegurar o espaço de uma ciência-prática, tendo a docência como base e a superação da dicotomia entre a licenciatura e o bacharelado como meta. A Resolução CNE/CP n. 01/2006, que definiu o curso de Pedagogia como uma licenciatura, destinada a formar unificadamente o professor para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental sem abrir mão da formação de profissionais para a construção do conhecimento científico e tecnológico do campo da educação, constitui-se numa solução negociada entre as associações de educação e o Conselho Nacional de Educação.  

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Publicado

2011-03-20

Como Citar

Scheibe, L. (2011). Diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia: uma solução negociada. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 23(2). https://doi.org/10.21573/vol23n22007.19129

Edição

Seção

Artigos