A integração de tecnologias à educação durante a pandemia e os desafios à soberania digital do Brasil

Autores

  • Andrea Lapa Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Centro de Ciências da Educação, Florianópolis, SC, Brasil. andrea.lapa@ufsc.br https://orcid.org/0000-0001-6073-4012
  • Nelson Pretto Universidade Federal da Bahia (UFBA), Faculdade de Educação, Salvador, BA, Brasil. nelson@pretto.pro.br https://orcid.org/0000-0001-8152-8963
  • Isabel Colucci Coelho Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Centro de Comunicação e Expressão, Departamento de Jorna-lismo, Florianópolis, SC, Brasil. isabel.colucci@ufsc.br https://orcid.org/0000-0001-6081-3618

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol41n12025.142215

Palavras-chave:

Tecnologia e educação, Inclusão digital, Políticas Públicas em Educação, Colonialismo, Soberania Digital

Resumo

A pandemia de Covid-19 deu à apropriação de tecnologias digitais pela escola um sentido compulsório, que explicitou lacunas de desenvolvimento tanto em estrutura como em formação de professores. Tal cenário abriu espaço para a entrada das plataformas privadas, notadamente a partir de acordos pouco transparentes, realizados pelos governos de todos os níveis. Este artigo visa debater políticas públicas e práticas de formação para a integração crítica de tecnologias, o que defendemos ser condição essencial para a construção da soberania digital do país e uma educação emancipadora.

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Biografia do Autor

Andrea Lapa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Centro de Ciências da Educação, Florianópolis, SC, Brasil. andrea.lapa@ufsc.br

Professora titular do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)/Brasil. Mestrado e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional (UFRJ). Foi professora visitante na Universitat de Barcelona/Espanha (2014) e na City University of New York-CUNY/Estados Unidos (2024). Lidera o grupo de pesquisa Comunic, onde investiga e orienta temas no campo da Educação e Comunicação. Coordena redes de pesquisa em projetos de cooperação nacional e internacional. Atuou em cargos de gestão na UFSC no PPGE (2018-2020), na UAB (2015-2016) e no Lantec (2007-2013).

Nelson Pretto, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Faculdade de Educação, Salvador, BA, Brasil. nelson@pretto.pro.br

Professor Titular (e ativista) da Faculdade de Educação da UFBA, bolsista do CNPq. É Membro titular da Academia de Ciências da Bahia. Foi Conselheiro da SBPC (2015/2019), Secretário Regional na Bahia da SBPC (2011/2015). Foi titular do Conselho Estadual de Cultura do Estado da Bahia (2007/2011), assessor do Reitor da UFBA (1995/1996) e Diretor da Faculdade de Educação/UFBA por dois mandatos (2000/2008). Tem colunas de rádio semanais na Educadora FM, Band News FM e Metrópole (www.radios.pretto.info).

Isabel Colucci Coelho, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Centro de Comunicação e Expressão, Departamento de Jorna-lismo, Florianópolis, SC, Brasil. isabel.colucci@ufsc.br

Professora adjunta do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Integra o grupo de pesquisa Mídia-Educação e Comunicação Educacional (Comunic), vinculado à Pós-graduação em Educação da UFSC, e o grupo de estudo Jornalismo e Direitos Humanos, do Programa de Pós-graduação em Jornalismo, também da UFSC. Integrou o projeto de pesquisa Conexão Escola-Mundo: espaços inovadores de formação cidadã. É subchefe do Departamento de Jornalismo da UFSC (gestão 2022-2024). Pesquisa jornalismo e direitos humanos e educação em direitos humanos, no contexto da cultura digital.

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Publicado

2025-06-02

Como Citar

Lapa, A., Pretto, N., & Coelho, I. C. (2025). A integração de tecnologias à educação durante a pandemia e os desafios à soberania digital do Brasil. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 41(1). https://doi.org/10.21573/vol41n12025.142215

Edição

Seção

Educação e tecnologia: criticidade, criatividade e políticas