A NATUREZA DARWINISTA EM THOMAS HARDY

Authors

  • Sophia Celina Diesel UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.85125

Abstract

O novelista e poeta inglês Thomas Hardy compartilha de muitas questões e dúvidas apresentadas por seu contemporâneo naturalista Charles Darwin na famosa obra A Origem das Espécies. Discussões envolvendo a existência de Deus, o início da vida e o papel do homem no contexto natural (e social) provocadas pelo argumento de Darwin tornaram-se comuns na Inglaterra da segunda metade do século dezenove e surgem também na obra de Hardy. Ambos os autores foram acusados de heresia e de promover a imoralidade de um mundo sem Deus. Porém, uma análise mais cuidadosa aponta que para nenhum deles o fato de descer o homem da posição de obra central da criação significava o fim do sentido da vida; mas, ao contrário, apenas que a natureza oferece uma espécie nova de moralidade. 

PALAVRAS-CHAVE: Thomas Hardy; Charles Darwin; literatura vitoriana; ciências naturais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Sophia Celina Diesel, UFRGS

Pesquisadora em literatura inglesa, tradutora e professora de inglês, português e literatura. Graduada em Letras inglês/português e respectivas literaturas pela PUCRS em 2011, especializada em literatura brasileira em 2012 também pela PUCRS, mestre em literatura Vitoriana pela Universidade de Loughborough na Inglaterra em 2013 e mestre em teoria da literatura pela PUCRS em 2017. Atualmente doutoranda em Estudos Literários na UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - desde setembro de 2017, na linha de pesquisa Sociedade, (inter)textos literários e tradução nas literaturas de língua inglesa com orientação da professora Dra. Sandra Sirangelo Maggio. Área de estudos: o diálogo entre as grandes obras literárias da era Vitoriana, escritas por Charles Dickens, Charlotte Bronte, George Eliot, Thomas Hardy, Henry James, George Gissing e outros, e o contexto histórico-social da época; Charles Darwin e sua influencia sobre a sociedade e a literatura Vitoriana.

Published

2018-12-14

How to Cite

DIESEL, Sophia Celina. A NATUREZA DARWINISTA EM THOMAS HARDY. Organon, Porto Alegre, v. 33, n. 65, p. 16, 2018. DOI: 10.22456/2238-8915.85125. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/85125. Acesso em: 27 aug. 2025.