PERFIS LINGUÍSTICOS DE SURDOS BILÍNGUES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Autores

  • Giselli Mara da Silva Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (FALE-UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.72282

Resumo

Este estudo visa descrever, de forma exploratória, os perfis linguísticos de surdos usuários da Libras e do português. Para tanto, foram exploradas contribuições oriundas dos estudos do bilinguismo, especialmente a visão de bilinguismo focada no uso, considerando o Princípio da Complementaridade, além de estudos sobre o bilinguismo intermodal. Foram conduzidas entrevistas com 14 surdos com o objetivo de descrever aspectos da história linguística dos participantes e os domínios de uso da Libras e do português. A análise do perfil dos entrevistados aponta para importantes fatores, como o período de ocorrência da surdez, a idade e a forma de contato com a Libras e as possibilidades de desenvolvimento da oralidade. A análise também indicou que a Libras e o português assumem diferentes funções para os surdos, como propõe o Princípio da Complementaridade. Porém, há algumas questões a serem consideradas em relação às possibilidades de uso das modalidades envolvidas.

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Biografia do Autor

Giselli Mara da Silva, Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (FALE-UFMG)

Possui graduação em Letras/ Licenciatura em Português pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais - FALE-UFMG (2004), mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2010) e atualmente cursa o Doutorado em Estudos Linguísticos na FALE-UFMG. Atualmente é professora adjunta na FALE-UFMG. Tem experiência na área de Linguística e de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: ensino de português como segunda língua para surdos e bilinguismo dos surdos.

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Publicado

2017-06-26

Como Citar

SILVA, G. M. da. PERFIS LINGUÍSTICOS DE SURDOS BILÍNGUES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. Organon, Porto Alegre, v. 32, n. 62, 2017. DOI: 10.22456/2238-8915.72282. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/72282. Acesso em: 25 abr. 2025.