PERFIS LINGUÍSTICOS DE SURDOS BILÍNGUES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Auteurs-es

  • Giselli Mara da Silva Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (FALE-UFMG)

DOI :

https://doi.org/10.22456/2238-8915.72282

Résumé

Este estudo visa descrever, de forma exploratória, os perfis linguísticos de surdos usuários da Libras e do português. Para tanto, foram exploradas contribuições oriundas dos estudos do bilinguismo, especialmente a visão de bilinguismo focada no uso, considerando o Princípio da Complementaridade, além de estudos sobre o bilinguismo intermodal. Foram conduzidas entrevistas com 14 surdos com o objetivo de descrever aspectos da história linguística dos participantes e os domínios de uso da Libras e do português. A análise do perfil dos entrevistados aponta para importantes fatores, como o período de ocorrência da surdez, a idade e a forma de contato com a Libras e as possibilidades de desenvolvimento da oralidade. A análise também indicou que a Libras e o português assumem diferentes funções para os surdos, como propõe o Princípio da Complementaridade. Porém, há algumas questões a serem consideradas em relação às possibilidades de uso das modalidades envolvidas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Giselli Mara da Silva, Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (FALE-UFMG)

Possui graduação em Letras/ Licenciatura em Português pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais - FALE-UFMG (2004), mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2010) e atualmente cursa o Doutorado em Estudos Linguísticos na FALE-UFMG. Atualmente é professora adjunta na FALE-UFMG. Tem experiência na área de Linguística e de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: ensino de português como segunda língua para surdos e bilinguismo dos surdos.

Téléchargements

Publié-e

2017-06-26

Comment citer

SILVA, G. M. da. PERFIS LINGUÍSTICOS DE SURDOS BILÍNGUES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. Organon, Porto Alegre, v. 32, n. 62, 2017. DOI: 10.22456/2238-8915.72282. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/72282. Acesso em: 28 avr. 2025.