A crônica e seus níveis de realidade: análise de textos de Carlos Heitor Cony com base em conceito de Italo Calvino

Autores

  • Maurício Guilherme Silva Jr. Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.42110

Resumo

No referido artigo, são investigadas algumas das principais teorias acerca da natureza da crônica brasileira, de modo a problematizá-la como gênero complexo e polissêmico. Em seguida, de modo particular, seguiu-se à análise dos “modos” como o escritor e jornalista Carlos Heitor Cony compreende o ofício do cronista, a natureza do gênero e a especificidade de tal técnica jornalístico-literária. Por fim, promoveu-se análise das estratégias narrativas do cronista Cony, à luz do conceito de “níveis de realidade”, cunhado pelo escritor italiano Italo Calvino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício Guilherme Silva Jr., Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH)

Graduado em Jornalismo pela UFMG (1999), é mestre e doutor em Estudos Literários (2004/2012) pela mesma instituição. Professor do Departamento de Ciências da Comunicação do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), integra o Programa de Comunicação Científica e Tecnológica (PCCT) da FAPEMIG.

Downloads

Publicado

2013-11-29

Como Citar

SILVA JR., M. G. A crônica e seus níveis de realidade: análise de textos de Carlos Heitor Cony com base em conceito de Italo Calvino. Organon, Porto Alegre, v. 28, n. 55, 2013. DOI: 10.22456/2238-8915.42110. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/42110. Acesso em: 24 jun. 2025.