RESSONÂNCIAS E TENSÕES DO SURREALISMO EM ALEJO CARPENTIER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.139133

Resumo

A produção de Alejo Carpentier é conhecida por contundente refutação das ideias surrealistas. O autor, porém, teve sua formação intelectual diretamente relacionada com os artistas do Surrealismo francês e, quando jovem, promoveu o movimento. A suposta ruptura com o Surrealismo é um marco decisório da produção literária de Carpentier e evidencia uma posição ambígua do escritor, já que é possível rastrear vestígios significativos da estética em sua ensaística e produção narrativa. O principal conceito vinculado ao autor cubano, o "real maravilloso", está numa berlinda entre o rechaço ao Surrealismo, enquanto preceito básico, e a retomada de algumas de suas ideias. Este trabalho tem como objetivo analisar essa posição contraditória do discurso carpentieriano, através do diálogo entre ensaios escritos em diferentes épocas, bem como o cotejo desses com a crítica sobre o tema.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Brandão Araújo Moreno, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Professora de Língua e Literatura de Língua Espanhola no Departamento de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco. É líder do Grupo de Pesquisa "Narrativas hispano-americanas do século XX". Tem mestrado e doutorado em Teoria da Literatura através do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco, com dissertação e tese na área de Literatura Hispano-americana colonial e contemporânea, respectivamente.

Downloads

Publicado

2024-07-31

Como Citar

BRANDÃO ARAÚJO MORENO, A. RESSONÂNCIAS E TENSÕES DO SURREALISMO EM ALEJO CARPENTIER. Organon, Porto Alegre, v. 39, n. 77, p. 23, 2024. DOI: 10.22456/2238-8915.139133. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/139133. Acesso em: 3 maio. 2025.