RESSONÂNCIAS E TENSÕES DO SURREALISMO EM ALEJO CARPENTIER
DOI:
https://doi.org/10.22456/2238-8915.139133Abstract
A produção de Alejo Carpentier é conhecida por contundente refutação das ideias surrealistas. O autor, porém, teve sua formação intelectual diretamente relacionada com os artistas do Surrealismo francês e, quando jovem, promoveu o movimento. A suposta ruptura com o Surrealismo é um marco decisório da produção literária de Carpentier e evidencia uma posição ambígua do escritor, já que é possível rastrear vestígios significativos da estética em sua ensaística e produção narrativa. O principal conceito vinculado ao autor cubano, o "real maravilloso", está numa berlinda entre o rechaço ao Surrealismo, enquanto preceito básico, e a retomada de algumas de suas ideias. Este trabalho tem como objetivo analisar essa posição contraditória do discurso carpentieriano, através do diálogo entre ensaios escritos em diferentes épocas, bem como o cotejo desses com a crítica sobre o tema.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
Ao submeter um artigo à revista Organon e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que Organon redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.