A TENDÊNCIA HISTORICISTA EM CONTOS DE CUTI
DOI:
https://doi.org/10.22456/2238-8915.125551Resumo
Cuti, pseudônimo de Luiz Silva, é um dos mais importantes nomes da literatura negra ou afro-brasileira, responsável por uma vasta obra que percorre diversos gêneros. O objetivo deste artigo é analisar alguns de seus contos sob a perspectiva da tendência historicista, definida por Edimilson de Almeida Pereira (2010). Para alcançar o objetivo, discutiu-se a relação entre literatura e realidade na obra de Cuti, expôs-se a definição e as características da tendência historicista, e então foi feita a análise dos contos “Incidente na raiz”, “Conluio das perdas”, “O dito pelo dito Benedito”, “Sob a alvura das pálpebras” e “Dívida em vida”, os quais trazem temas que se destacam na tendência em questão. Pelo desejo explícito do autor de estabelecer relação entre obra literária e realidade, concluiu-se ser pertinente que os contos de Cuti, os quais trabalham a crítica dos signos da violência, evocação das origens e comparação entre fatos do passado e do presente, sejam lidos pelo viés da tendência historicista.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista Organon e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que Organon redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.