EFETIVIDADE DA TERAPIA COM LASER DE BAIXA DOSE PARA O TRATAMENTO DA MUCOSITE EM PACIENTES ONCOLÓGICOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA E METANÁLISE
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v2i1.88880Resumo
Um dos efeitos adversos da terapia anticâncer é a mucosite oral (MO) que apresenta complicações relevantes na qualidade de vida, como dor e dificuldades nutricionais. A laserterapia de baixa dose (LLLT) é uma das intervenções profiláticas e terapêuticas para a MO. O objetivo deste trabalho foi investigar a efetividade da LLLT no tratamento curativo da MO em pacientes em oncoterapia. Uma revisão sistemática com metanálise foi realizada nas bases de dados Medline, Embase, Cochrane Library de acordo com as diretrizes do PRISMA é usada para identificar ensaios clínicos randomizados, com grupo controle, sobre MO provocada em pacientes durante e/ou após oncoterapia e a abordagem terapêutica se deu com LLLT, cujos comprimentos de onda estavam entre 632 e 970 nm. O protocolo desta revisão sistemática foi registrado no site https://www.crd.york.ac.uk/PROSPERO, a priori. Foram encontrados cinco estudos clínicos randomizados com um total de 315 pacientes, com metodologia adequada. Houve uma redução de 62% no risco de MO nos pacientes que receberam LLLT em comparação com o grupo controle (RR=0.38 [95% IC, 0.19 a 0.75]). Quando analisamos em subgrupos, o RR nos estudos com adultos foi de 0.28 (IC 0.17 a 0.46) e de 0.90 (IC 0.46 a 1.78) nos estudos com crianças e adolescentes. Identificou-se um pequeno número de estudos com a abordagem terapêutica da LLLT na MO, o que pode trazer limitações aos resultados, nossa metanálise demonstrou que a estratégia de tratamento é efetiva em pacientes adultos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-12-15
Como Citar
ANSCHAU, F.; WEBSTER, J.; CAPRA, M. E. Z.; SILVA, A. L. F. de A.; STEIN, A. T. EFETIVIDADE DA TERAPIA COM LASER DE BAIXA DOSE PARA O TRATAMENTO DA MUCOSITE EM PACIENTES ONCOLÓGICOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA E METANÁLISE. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 18–18, 2018. DOI: 10.54909/sp.v2i1.88880. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/88880. Acesso em: 28 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos especiais
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).