O BLOG INTERATIVO E SUAS EXTENSÕES COMO TECNOLOGIAS DE PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Autores/as

Resumen

O blog interativo e suas extensões fazem parte de um projeto de extensão que foi estruturado tendo em consideração as mudanças ocorridas no cotidiano do idoso e de seus cuidadores e atua realizando publicações de materiais educativos em saúde, sendo estes direcionados principalmente aos idosos e seus cuidadores, visando fornecer informações que proporcionem bem-estar e qualidade de vida a todos os envolvidos. Objetiva-se relatar a importância do blog interativo e suas extensões como tecnologias promotoras de uma educação em saúde. Este material consiste de um estudo qualitativo descritivo do tipo relato de experiência sobre a atuação dos bolsistas de extensão no projeto. O blog interativo e suas extensões contemplam quatro redes sociais diferentes, sendo estas o blog, o site, o Instagram e o Facebook, onde todas possuem conteúdos semanais com uma linguagem simples, textos curtos adaptados a peculiaridade de cada plataforma e atuam  promovendo uma educação em saúde que estimule o cuidado de forma geral, com um destaque para o envelhecimento ativo e os cuidados relacionados às síndromes demenciais, ademais os textos publicados nos materiais são curtos tem uma linguagem simples e um referencial teórico. Portanto, o blog e suas extensões são tecnologias educacionais que fornecem informações relacionadas à promoção da saúde do idoso e seus cuidadores através de postagens semanais informativas que abrangem uma diversidade de pessoas.

Palavras-chave: Demência. Doença de Alzheimer.  Saúde do Idoso. Tecnologia Educacional.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliana de Oliveira Nunes da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduanda em Enfermagem na Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente bolsista do projeto de extensão Cuidados a Pessoa com Doença de Alzheimer - Blog interativo sob orientação da Dra. Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho. Membro do grupo de pesquisa Pesquisa Gestão da Formação e Qualificação Profissional: Saúde e Educação (GESPRO), da diretoria da Liga de Geriatria e Gerontologia da UFF (LIGGUFF) e do Laboratório de Morfogênese e Histogênese Embrionárias (LMHE). Monitora bolsista de Histologia no ano de 2019

Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (1998) e Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Doutora em Enfermagem pela EEAN/UFRJ (2010). Especialista em Mediação Pedagógica em Educação a Distância pela PUC-RIO (2010). Atualmente é professora Associada da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Docente do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS) da EEAAC/UFF sendo orientadora do mestrado e doutorado. Implantou a Consulta de Enfermagem ao Cliente Portador de Alzheimer no Centro de Doença de Alzheimer (CDA-UFRJ) chefiando o serviço de enfermagem do presente setor (2001). Professora da Pós-Graduação de Geriatria e Gerontologia da EEAAC/UFF. Foi Mediadora Pedagógica da Educação à Distância do Curso de Pós-Graduação de Tecnologias da Educação da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RIO). Atuou como Tutora pedagógica na disciplina de Sistemas de Tutoria em Cursos a Distância na Pós-Graduação de Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância da UFF (Lante - Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino). Revisora ad hoc de periódicos renomados. Vice líder do Grupo de pesquisa Gestão da Formação e Qualificação Profissional: Educação e Saúde (UFF)

Suellen de Almeida Barroso, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduanda de Enfermagem na Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Atua como bolsista voluntária do Projeto de extensão Cuidados a pessoa com doenças de Alzheimer, Blog interativo sob orientação da Dra. Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho. Atualmente, atua na diretora da Liga de Ginecologia e Obstetrícia, sendo ligante também da Liga de Obstetrícia da UERJ. Estagiária no programa Escola da Família - FINATEC (2022). No ano de 2021 participou do projeto de extensão vacinação na UFF. Exerceu o cargo de
diretora na liga de infecções sexualmente transmissíveis no ano de 2020

Victor Hugo Gomes Ferraz, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduando em Enfermagem no 8° período na Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Técnico em Enfermagem pelo colégio Senes (2019). Membro do Laboratório de Audiovisual Científico (LABACIÊNCIAS, 2018-2022). Estágio Supervisionado de Práticas de Ensino no curso Técnico em Enfermagem pelo Colégio Senes (2019-2019). Membro do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Urgência (NEPUR2019-2022). Membro do projeto de extensão libras em saúde (2020-2022); Membro da liga de libras em saúde (2021-2022). Membro da Liga de Geriatria e Gerontologia - UFF (2021-2022). Membro do projeto de extensão ConectaMicro UFF (2019-2020). Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Inovação em Saúde (GIPETIS- 2020-2022). Membro bolsista PIBIC do projeto Mobilidade e Acessibilidade: limites e possibilidades de idosos no uso dos espaços sociais (2020-2022). Membro do Grupo de Pesquisa Gestão da Formação e Qualificação Profissional: Saúde e Educação (GESPRO-2021-2022). Administrador de sites/Blogs (2018-2022), Conhecer e Conhecimento, Quem foi que disse e do site Labaciências. Participou da cobertura do Congresso de Medicina Tropical (2019)

Publicado

2022-11-14

Cómo citar

SILVA, Juliana de Oliveira Nunes da; CAMACHO, Alessandra Conceição Leite Funchal; BARROSO, Suellen de Almeida; FERRAZ, Victor Hugo Gomes. O BLOG INTERATIVO E SUAS EXTENSÕES COMO TECNOLOGIAS DE PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1 (supl.), p. 46, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/122703. Acesso em: 11 ago. 2025.

Número

Sección

Anales - II Muestra de Proyectos y Productos de Educación Técnica en el SUS